A PORTO MARITIME WEEK, uma semana dedicada ao sector logístico-marítimo-portuário, decorreu na última semana de setembro no espaço do auditório da APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo em Leça da Palmeira.
Este evento promovido pelo Transportes & Negócios tem vindo a crescer e este ano foi considerada a maior edição de sempre, com cinco dias de trabalhos, com 12 sessões e mais de 61 oradores, nacionais e internacionais.
O Programa desta edição abordou temáticas que fazem o presente e o futuro da atividade logística-marítimo-portuária: "Estratégias para os portos nacionais; A visão das Comunidades Portuárias; Desafios do contexto europeu para o shipping; A descarbonização do shipping; A indústria de cruzeiros; Indústrias navais – desafio da descarbonização; A disrupção das cadeias de abastecimento; A ferrovia nas cadeias logísticas e, por último, Portos e intermodalidade".
A IP esteve presente na sessão intitulada “A ferrovia nas cadeias logísticas”, onde foi abordado o tema das infraestruturas ferroviárias disponíveis para o tráfego de mercadorias na próxima década e o das autoestradas ferroviárias.
Este último é um tema muito atual na Europa, em que se pretende transportar semirreboques em vagões especiais, em determinados itinerários, nos quais a infraestrutura deverá garantir o contorno de referência cinemático P400, também conhecido como gabarit P400.
O primeiro corredor a implementar será o itinerário Entroncamento – Madrid – Valência, via Linha do Leste. Posteriormente está previsto implementar o corredor Sines / Setúbal – Madrid – Valência, via Linha de Évora e por último, o itinerário Bobadela/Valongo – Madrid – Valência, via Linha da Beira Alta.
Apresentação "A ferrovia nas cadeias logísticas"
Créditos fotográficos
As fotografias da sessão foram gentilmente cedidas pelo Transportes e Negócios.